Mitos Sobre Meditação

Escrito por: Priscilla Mariano Almeida dos Reis Gonçalves - 23/04/2020

Uma das principais desculpas que ouço dos meus clientes quando sugiro a eles a pratica de meditação é: Não tenho um lugar apropriado para meditar! Ou, não tenho espaço! Preciso de silêncio para meditar e na minha casa é impossível! Não tenho contato com a natureza!
Quem foi que disse que você precisa de um lugar apropriado pra meditar ou de silêncio? A meditação pode ser feita em qualquer lugar, quando eu digo em qualquer lugar é em qualquer lugar mesmo, e a qualquer hora do dia ou da noite. Pode ser na fila do banco por exemplo, dentro de um ônibus lotado, no seu local de trabalho, lavando a louça, praticando yoga ou outras atividades, na praia, “na rua, na chuva, na fazenda ou numa casinha de sapê".
Claro que se você tem um espaço próximo da natureza, com pedras, incensos e música relaxante ao fundo é maravilhoso, mas se você não tem tudo isso, o importante é meditar. A meditação te traz autocontrole, calma, paz, foco, atenção plena, diminui o estresse e a ansiedade, aumenta a imunidade, ajuda a dormir bem, promove autoconhecimento, melhora a qualidade de vida, diminui dores crônicas, ajuda a combater a depressão, melhora o humor entre outros tantos objetivos.
Outro grande Mito é a pessoa achar que precisa parar de pensar, que precisa esvaziar a mente quando medita. Isso no fundo é quase que uma utopia, talvez os monges budistas consigam mas a maioria das pessoas incluindo grandes mestres, professores e instrutores de meditação não conseguem. A nossa mente foi feita pra pensar, então o exercício não é esvaziar a mente e sim controlar a mente e esse autocontrole é o que justamente traz todos esses benefícios pra nossa vida.
Então como fazer isso? O que precisa ser feito é não pensar o que a mente tenta te sugerir, ela é esperta, vai te trazer tantos problemas quanto ideias interessantíssimas. Quando os pensamentos chegarem na sua cabeça não preste atenção neles e foca na sua respiração. E esse trabalho de jogar fora o pensamento e focar na respiração quantas vezes forem necessário já é a meditação em si. Sim, é isso mesmo, assim você já está meditando.
Comece aos poucos, 5 ou 3 minutinhos do seu dia e vai aumentando gradativamente, eu garanto que vale a pena.
E se mesmo com todas essas dicas você tiver dificuldade pra começar, recomendo que comece com meditação guiada. Não conhece a meditação guiada? É uma prática meditativa onde o profissional escolhido te orienta através de sugestões imaginativas ajudando você a ter concentração, disciplina e foco.
Se tiver interesse me mande uma mensagem com o seu Whatsapp que te envio um áudio com uma das minhas diversas gravações de meditação guiada. "Bora" praticar?

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 Priscilla Mariano Almeida dos Reis Gonçalves

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